domingo, 26 de junho de 2011

Trabalho Escher

Trabalho escher

Depois de organizadas diferentes idéias e assuntos para essa análise crítica, não nos julgamos aptos a analisar criticamente a teoria de Piaget de maneira mas ampla, então, decidimos por ampliar o trabalho, buscar outras fontes, A obra deste artista e parte da teoria desse pensador possuem alguns pontos que podem ser relacionados como; a multidimensionalidade, Etapas (estágios), interação social e formação de raciocínio.

Na observação à obra é o possível relacionar Piaget à Escher por formar ou estimular um raciocínio para Piaget é a primeira tarefa da educação, não ser uma formação mas sim uma condição formadora, o desejo é pela estimulação da pesquisa e esforço ao invés da transmissão de soluções, para a criação da sua linguagem antes de impor outra, levando-a a reinventar aquilo ao invés de limitá-la. Estreita união do ensino e da pesquisa, o mesmo ocorre na obra de Escher que não pode ser compreendida sem quebrar padrões e regras da gravidade e das dimensões ativando o pensamento lógico.
a obra “Relatividade” também possui esse aspecto multidisciplinar por possuir pontos de fuga distintos, realidades simultâneas, com significações ou caminhos diferentes, que transformam essa realidade ou dimensão em todas as coisas ao seu redor, o que para uma realidade é o teto para a outra é uma parede,etc. Demonstra mundos diferentes e únicos sendo percorridos simultaneamente, dialoga a arte e a geometria de maneira interdisciplinar como Piaget com a possibilidade de múltiplas combinações demonstrando que a didática não envolve somente as questões de cada ramo ou seção do ensino científico e sim questões gerais.

Podemos também ver em sua obra diversas menções a diferentes áreas, caminhos, do ser humano, como trabalho( demonstrado pela figura com a bandeja e a bebida, carregando uma espécie de balde e em outra aonde carrega um saco), o pensamento (aonde a figura lê um livro sentado) também o romantismo (com os casais tanto do lada esquerdo em cima quanto do lado direito mais embaixo) Demonstrando em alguns lugares nenhuma interação social e em outros sim. Para Piaget o individuo fornece esboços á serem desenvolvidos ou destruídos pelas interações sociais ou educativas A diferença essencial entre as sociedades humanas e animais é que as condições sociais dos homens não vêem determinadas e sim são transmitidas no exterior de geração a geração.

As Escadas e ambientes de Escher trazem caminhos ou estágios etapas diversificadas, mas que podem ser relacionadas como os estágios de Piaget pontos de vista das operações intelectuais, somente sem colocar o problema de generalização, cortes que é necessário primeiramente a ordem de sucessão das aquisições seja constante contando com uma cronologia, que é variável, depende da experiência anterior do indivíduo e não somente da sua maturação. E o meio social que para acelerar ou retardar de um estágio. Ou mesmo impedem sua manifestação. As sucessões de conduta são constantes não aparecem antes das outras num certo número de indivíduos. Estrutura de conjunto essa noção toma um sentido preciso no domínio da inteligência, a criança atinge tal estrutura, que ela é capaz de uma multiplicidade de operações distintas. Esta é a vantagem da noção de estruturas ,quando são complexas, permitem realizar uma estrutura de conjunto.


Bibliografia:

Problémes de Psychologie Genétique, Paris Demóél, 1972
Tradução de Célia E. A. Dipiero-Problemas da Psicologia genética
Capítulo-Os estágios do desenvolvimento intelectual da crianças e adolescentes

Jean Paget- Para onde vai a educação? 10 edição
Capítulo: Toda pessoa tem direito a educação: página 29 a 35
como papel do ensino escolar, o significado do método ativo, a utilização de conhecimentos psicológicos adquiridos e o caráter interdisciplinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário