Ou va l´éducation? Piaget, Jean, 1896,
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga, 1974-
páginas 15 à 29
Hoje há poucos professores com vocação cientifica em relação ao número de estudantes. A didática não envolve somente as questões de cada ramo ou seção do ensino científico e sim questões gerais, como papel do ensino escolar, o significado do método ativo, a utilização de conhecimentos psicológicos adquiridos e o caráter interdisciplinar.
- O método ativo :pesquisa espontânea da criança ou adolescente, é uma verdade adquirida seja reinventando ou reconstruindo para não somente transmitir. O desejo é pela estimulação da pesquisa e esforço ao invés da transmissão de soluções, para a criação da sua linguagem antes de impor outra, levando-a a reinventar aquilo ao invés de limitá-la. Estreita união do ensino e da pesquisa, sob pena de nada compreender da Ciência já estabelecida.
-Conhecimentos psicológicos: A vantagem da aceleração dos estágios do desenvolvimento, toda educação é uma aceleração, mas até aonde é proveitosa impormos a velocidade ideal. A valorização do corpo docente e a preparação universitária completa dos professores são necessárias para a formação psicológica satisfatória dos futuros mestres do primário e secundário.
-Papel do ensino escolar: Em oposição ao fracionamento, conformismo que não conseguirmos atuar bem em determinadas áreas, tem que cessar. Um exercício feito nos mostrou que quando exercitamos o jovem, não menos ou mais inteligentes, há falta de interesse e não conformismo de aptidões é necessário uma mudança de caminhos.
A observação é um exercício de grande utilidade, não pode ser negligenciada.
No nível pré-escolar as conclusões são incompletas, mas por muitas vezes, já são deformadas pelos ideais pré-concebidos dos indivíduos.
- Interdisciplinaridade: primeira lição a ser extraída dessa tendência interdisciplinar é a necessidade de uma revisão da relação entre as ciências ditas humanas das naturais. A evolução se dará da livre transferência de uma seção para a outra com possibilidades de múltiplas combinações. Pesquisar grupos definidos, por representantes de especialidades complementares que trabalham em constante relação e não por um único professor
Conclusão:
Os mestres têm que estar imbuídos do espírito espitemológico bastante amplo afim de sem negligenciar sua especialidade, possa o estudante perceber de forma continuada, as conexões com o conjunto de ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário