domingo, 26 de junho de 2011

Fichamento Luckesi

Crispiano Carlos Luckesi, São Paulo, 1994 Pag 163 à 175

Didática, elemento articulador entre pedagogia e prática docente.

Princípios pedagógicos:
-Papel da escola: luta pela transformação social e não reprodução.
-A educação não é neutra: ela está comprometida com uma perspectiva filosófico-política, quando não temos um posicionamento consciente seguimos o senso comum.
-A Escola como instância mediadora da elevação cultural dos educandos: instituições mediadoras de uma concepção de mundo tanto transformador quanto reprodutor, a cultura elaborada é necessária para o processo de elevação cultural dos homens.
-Relação professor-aluno como meio necessário da evolução cultural do educando: o professor possui autoridade pedagógica (elevação cultural com avanço do educando), não deve ter autoritarismo (disciplinamento moral), a relação deve ser participativa.
-Continuidade e ruptura como elementos essenciais do processo de elevação cultural do educando: os educando se elevam de uma situação ingênua para a perspectiva crítica e universal.
-Independência e reciprocidade: o professor leva os alunos para um modo próprio e original de entender o mundo e a realidade.

Elementos para uma didática
Pontos de referência do processo didático
-Planejamento
Não é neutro, normalmente é reduzido para a formalização. É um momento de decisões, a criação de uma memória viva em um processo democrático.
-Execução da Ação Planejada
Depois das definições de onde chegar, caminhamos para uma ação-reflexão forma metodológica, racional e dinâmica, fator necessário de compreensão e iluminação do mundo, impedindo a fossilização do profissional. A didática terá que ser forjada na prática.
-Avaliação da ação executada
A avaliação exige o uso da categoria da totalidade e não o reducionismo focalista, tem que ser a perspectiva do encaminhar da ação e não estagna-la pela classificação.

Conclusão
Rejeitando a pedagogia reprodutiva, optamos pela de transformação, centrada no ser humano, que deve ser ideologicamente definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário