A música, o corpo e as máquinas
Fernando Iazzetta
"(..) os sons utilizados na música eram fruto de um mesmo tipo de processo mecânico.Os instrumentos musicais (...) apesar de suas formas variadas, baseavam-se de um mesmo princípio de produção sonora.(...) até o século passado todo som era proveniente de algum material elástico (..) que gerava ondas que se propagam pelo ar até atingirem o sistema auditivo do ouvinte. Entretanto, o surgimento de novas tecnologias baseadas na eletricidade e o uso de sinais eletromagnéticos abriram a possibilidade da geração de sons sem a utilização de instrumentos mecânicos."
"Durante milênios as pessoas aprenderam a ouvir sons que guardavam relações estreitas com os corpos que os produziam."
Música Mecanizada
"(...) a música é produzida primordialmente para ser ouvida e não para ser tocada, e os processos de composição e interpretação passam a ser os meios pelos quais isso se realiza.(...) . A meta daqueles sistemas de reprodução musical passou a ser definida pelo termo fidelidade.(...) O termo fidelidade - cuja sua existência pressupõe uma relação de igualdade ou semelhança com algo- é ainda utilizado, especialmente na indústria fonográfica e de áudio, mas seu significado tornou-se mais reflexivo e inconsistente: a fidelidade de uma reprodução não é estabelecida pela comparação com seu original, mas em relação ao padrão imposto pela própria tecnologia de gravação."
"A mecanização da música significa, na verdade, um aumento no número de intermediários entre o produtor de música e o ouvinte, sozinha, possibilitou o desenvolvimento de aparelhos como o fonógrafo e o rádio"
O gesto musical
“Embora presente de diversas maneiras no processo musical, a questão do gesto só muito recentemente, passa a receber alguma atenção dentro da musicologia. Gesto é entendido aqui não apenas como movimento, mas como movimento capaz de expressar algo."
"Assim, digitar algumas linhas de texto em um teclado de computador não tem nada de gestual, uma vez que o movimento de apertar cada tecla não possui significado algum. (...) A situação é, porém, completamente diferente no caso de um músico executando uma peça no teclado de um piano: o resultado final, a performance musical, depende, em vários aspectos, dos gestos do instrumentista."
"Em tais instrumentos, movimentos mínimos do corpo do intérprete são traduzidos em sons de maneira a permitir que um interprete se utilize de uma vasta gama de qualidade emotivas no som musical."
"Para a música não é apenas o gesto físico que é importante. A categoria dos gestos mentais esta intimamente ligada aos processos de composição, interpretação e audição. Os gestos mentais fazem referência aos gestos físicos e suas relações causais, ocorrendo na forma de uma imagem ou idéia de um outro gesto."
Do gesto instrumental à Acusmática
"Conhecer música implica, geralmente, em tocar um instrumento. Mesmo o aprendizado de composição ocorria usualmente após uma razoável prática instrumental (...) esse conhecimento vem antes atado ao corpo, do instrumento e do instrumentista, é moldado pela teia de relações estabelecidas entre músculos, nervos e a matéria vibrante que compõe essas fontes sonoras. (...) Com o surgimento das tecnologias eletrônicas e digitais, entretanto, esse conhecimento pode derivar de experiências praticamente restritas ao domínio mental, descorporificadas,(...)".
“Ao desviar o foco do gesto instrumental para a atitude acusmática, onde se ouve o som sem que se identifique a fonte, a música eletroacústica tende a perder a dramaticidade gerada pela presença do intérprete com sua gestualidade."
"Computadores e instrumentos digitais desestruturam a relação casual entre o gesto e o som."
A Luteria eletrônica
"Compor uma obra musical e criar um programa de computador são duas tarefas bastante diferentes, mas ligadas por um mesmo caráter de sedução. Em ambos os casos, o compositor ou o programador encontram-se imersos na busca de soluções para uma determinada classe de problemas. Essa busca envolve uma reflexão, por vezes profunda, sobre esses problemas, sobre questões de representação, sobre o contexto onde esses problemas se inserem.(...)"
"(...) Não se pode deixar de notar, também, que o trabalho solitário do compositor em seu laboratório digital, tentando penetrar cada vez mais na natureza dessas máquinas de produzir som, é muito semelhante ao relacionamento intenso e por vezes árduo do instrumentista com seu instrumento, (...)"
“Nessa aproximação entre música e tecnologia que assistimos neste século, torna-se muito fácil confundir a experiência estética dos processos, de criação com a estética daquilo que emerge desses processos o que acabaria por permitir que se justificassem obras musicais por meio de elegantes algoritmos ou eficientes métodos de programação."
“O desafio imposto para na criação desses sistemas musicais interativos está na reconciliação entre a corporalidade que sempre esteve ligada a musica e a imaterialidade das estruturas sonoras que as novas tecnologias musicais vêm tornando disponíveis."
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