domingo, 26 de junho de 2011

Fichamento O Movimento que recria o mundo

O MOVIMENTO QUE RECRIA O MUNDO: UM COLÓQUIO PEDAGÓGICO-MUSICAL ENTRE O LABAN E KOELLREUTTER

Sonia Silva

"A vida é movimento, tal qual a conhecemos. No gesto do bailarino, do músico, ou ainda no cotidiano do homem comum, o movimento, resgatado de sua obscuridade, representa não só um fato físico, mas também um complexo de variadas expressões mutantes."

"Entrei em contato com a natureza do sistema do movimento criado por Laban (1978) que tem dupla função: libertadora e reintegradora. Ao isolar o gesto, codificá-lo, ele resgata o indivíduo dos automatismos e da massificação. Lança-o na consciência de si mesmo, mediante o movimento."

"A Revisão da historicidade, à luz da percepção humana que Koellreutter preconiza, também visa libertar- o sujeito, a história da música- do isolamento que a tirania do linear sucessivo impõe à ordem das coisas. Se é que esta já existiu..."

Teoria da Evolução da Consciência segundo H.J. Koellreuter

“(...) se olharmos para o passado, descobriremos quatro níveis de conscientização que marcam toda a vida cultural e todas as artes”:

"1. No período mágico, o homem começa a sonhar, a confrontar o mundo, sentindo que há duas realidades dinâmicas: ele e a natureza. (...) A música parece surgir por acaso e não termina. Ela é interrompida. É polidirecional e monodimensional. Exemplo desse período: música dos pigmeus."

"2. Na fase pré-racionalista,(...) inicia-se a preocupação com o tempo e o espaço.(...) A música tem a função de comunicar-se com Deus e portanto restabelecer esse Todo.(...) Exemplo desse período: canto gregoriano."

"3. O período racionalista (...) A melodia é um elemento musical definido que ainda não existia na fase pré-racionalista, quando existiam apenas linhas melódicas. A harmonia surge como uma conscientização das leis da física.(...) Exemplos desse período Bach e Beethoven."

"4. O século XX representa a consciência integradora. Valendo-se das descobertas da física quântica, a relação tempo-espaço transformou-se totalmente não só na área das ciências exatas, como também na expressão artística humana."

Teoria sobre análise do movimento segundo Rudolf Laban (1978)

"Laban acreditava que cada ser carrega consigo uma bagagem física, cultural e social que o caracteriza a ponto de podermos traçar um perfil de sua personalidade por meio de sua movimentação corporal."

"Nosso corpo é reflexo daquilo que pensamos ou pensamos aquilo que nosso corpo nos sugere?"

Tempo

“Nossa apreensão do tempo está ligada à nossa vida psicológica. A experiência do tempo é essencialmente íntima."

Fluência

“O uso da fluência livre propicia movimentos para fora, ao passo que o uso da fluência controlada tende a propiciar movimentos para dentro.”

"A audição não se dá por partes isoladas, mas pelas relações entre as ocorrências sonoras."


"A importância dessa nova consciência do tempo é fundamental dentro de uma pedagogia preocupada com o ensino que dá ênfase às relações."

Espaço

“Ao analisarmos o fator Espaço, estaremos nos referindo, em consciência corporal, à estica-dobra."

"Brincadeiras sonoras e corporais criadas com glissando e ondulações melódicas, por exemplo, podem sugerir a expressão de diferentes emoções manifestas por movimentos periféricos ou não."

Peso

“A consciência do fator Peso libera atitudes de toque firme e leve, alternando a habilidade e a vitalidade de executar força ou delicadeza que ultrapassem a passividade, A expressão sonora que descreve esse estado de tensão sensitiva manipula o parâmetro Intensidade do som, ao passo que as atitudes corporais se concentram na intensidade da musculatura."

Afinidades temporais e espaciais entre o movimento corporal e o movimento sonoro

“O gesto musical assim como o gesto corporal dependem da força propulsora do movimento que é energia mental, emocional e física. Ambos manipulam o tempo, interagindo sucessivamente com alterações de Lento- Súbito- Sustentado- Curto-Longo."

A fluência do Movimento

"O fraseado musical resulta da seqüência de tons alterados, com variações e acentuação, no andamento e na intensidade. As frases corporais e musicais surgem do ser humano progressivamente, assim como surge, aos poucos, na vida, o domínio da Linguagem oral."

“O som existe no tempo, projetado no espaço por uma energia que lhe dá uma determinada dinâmica. O trabalho com o gesto na educação musical propõe fazer sentir essa noção de som em movimento no tempo."

“Ora o som reproduz o movimento corporal, ora o corpo movimenta-se pelo som. A partir daí tanto o movimento como som são passíveis de serem transformados em escrita."

"Estou convicta de que essa proposta de integração da linguagem musical e corporal contribui para a formação de indivíduos mais conscientes de um mundo em contínua transformação e mais preparados para atuar, com equilíbrio, nele."

“O trabalho educativo deve ser uma proposta dinâmica, organicamente criativa, pois acredito na ampliação de uma percepção consciente como uma das experiências fundamentais, eu diria até vitais, para o processo do desenvolvimento humano."

"(...) devemos estar atentos na busca de um novo paradigma para a educação, que seja capaz de conciliar o que está acontecendo no mundo da ciência com a necessidade da construção e reconstrução do homem e de seu mundo interior."

Nenhum comentário:

Postar um comentário