Educação musical e pensamento complexo, um novo paradigma refletivo
Paradigma- inteligência cega- inteligência fragmentadora- que reduz o tecido complexo da vida
“O paradigma é inconsciente, mas imigra o pensamento consciente, controlando-o e neste sentido, é também supraconciente"- Edgar Morin
Você pode dialogar ou não, a aula pode ter um corpo gravitacional positivo ou negativo.
Paradigma- cartesiano disjuntor, simplificador
Descartes acreditava que você pode compor um todo com diversas partes, os sentidos!
Penso, logo existo. Para Damase foi o erro de Decartes e que o certo seria Sinto, logo existo
Mas esta cisão cartesiana teria que repensar os 350 anosde história.
Equilíbrio Entre razão e sensibilidade a volta da complexidade: duas brechas
Microfisica
Desconstrução da noção da matéria;
Independência sujeito/objeto
O observador modifica a realidade observada,
Surgimento de uma contradição
Lógica na realidade empírica.
Pode a realidade ser objetiva?
Não tem nenhuma realidade que pode ser objetivada se interferirmos. Processo educacional pretende isto, um observador neutro sem se somar com o aluno, mas o ensino moderno comprova que você tem que ter certa identificação com o aluno para que haja aprendizado.
Somos um imerso, aglomerado de partículas subtônicas. A volta do sujeito.
Macrofísica
Relatividade: união dos conceitos de tempo e espaço;
Interdependência sujeito/objetivo;
A realidade depende do ponto de visão do observador
Pode a realidade ser objetiva?
Dependendo da onde o observador esta é uma coisa, Você coloca o observador na Lua e ele verá com um ponto de vista oposto.
mundo integrativo, uma teia de novas dimensões do mundo. O conhecimento é visto com diversos olhares. A sua visão nem sempre vai contribuir com os seus alunos.
Cisão com o ser humano dimensional.
A criança é um ser complexo, um emaranhado de dimensões, um ser multidimensional que se apresenta com um desafio novo a cada aula. A educação deve preparar-se para vislumbrar a diversidade de aspectos da formação da personalidade, raciocínio, sensibilidade, socialização, transcendência das dimensões humanas: técnica e político social. Devemos buscar o equilíbrio de dimensões.
Normalmente estudamos memorizando dados! Mas a racionalidade não é isso, é pensar sobre as coisas.
Objetivo maior = educar o ser humano dimensional.
Muitas vezes interpretamos tudo de maneira muito teórica.
Operador cognitivo - opera o sistema, dá complexidade
idéias princípios, mentes que incorporam na sua cisão tem que mudar o cotidiano ,não é uma síntese
Razão x Sentimento - está separado
Operador dialógico - juntar, entrelaçar coisas que acumulam
somos causa e efeito/ a causa que produz o efeito que produz a causa
Operado recursivo - recursividade - uma causa A gera a B
Operador hologramático - princípio, operador, base. Não consegue desassociar a parte e o todo, a parte está no todo e o todo está na parte. Reconstrói o todo a partir de uma célula. Juntar coisas separadas, idéia de totalidade.
Razão - um complexo, mecanismo do cérebro que se traduz em um conjunto de regras. Existe no humano desde sempre.
Racionalismo - tudo na vida é guiado pela razão, tudo.
Racionalidade - leis , maximalização e minimalização dos novos e fins
Racionalização- a razão fecha em si, não quer saber de nenhum conteúdo.
Transdisciplinalidade - modo de atravessar as disciplinas, necessário em um pensamento complexo.
Religar o que foi desligado.Como fazer a união?
Um dos efeitos da divisão é a divisão das disciplinas.
O pensamento complexo, meta ponto de vista - de todos os conceitos.
O que saber da terra? Juntando os especialistas de cada seção onde cada um dá sua contribuição para este meta ponto de vista. Através de Jornadas temáticas - Discussão- convergindo para uma adição de conhecimentos
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