domingo, 26 de junho de 2011

DATA DA AULA: 25/04


Educação musical e pensamento complexo, um novo paradigma refletivo


Paradigma- inteligência cega- inteligência fragmentadora- que reduz o tecido complexo da vida

“O paradigma é inconsciente, mas imigra o pensamento consciente, controlando-o e neste sentido, é também supraconciente"- Edgar Morin


Você pode dialogar ou não, a aula pode ter um corpo gravitacional positivo ou negativo.

Paradigma- cartesiano disjuntor, simplificador
Descartes acreditava que você pode compor um todo com diversas partes, os sentidos!

Penso, logo existo. Para Damase foi o erro de Decartes e que o certo seria Sinto, logo existo
Mas esta cisão cartesiana teria que repensar os 350 anosde história.
Equilíbrio Entre razão e sensibilidade a volta da complexidade: duas brechas

Microfisica
Desconstrução da noção da matéria;
Independência sujeito/objeto
O observador modifica a realidade observada,
Surgimento de uma contradição
Lógica na realidade empírica.

Pode a realidade ser objetiva?
Não tem nenhuma realidade que pode ser objetivada se interferirmos. Processo educacional pretende isto, um observador neutro sem se somar com o aluno, mas o ensino moderno comprova que você tem que ter certa identificação com o aluno para que haja aprendizado.

Somos um imerso, aglomerado de partículas subtônicas. A volta do sujeito.

Macrofísica
Relatividade: união dos conceitos de tempo e espaço;
Interdependência sujeito/objetivo;
A realidade depende do ponto de visão do observador

Pode a realidade ser objetiva?
Dependendo da onde o observador esta é uma coisa, Você coloca o observador na Lua e ele verá com um ponto de vista oposto.
mundo integrativo, uma teia de novas dimensões do mundo. O conhecimento é visto com diversos olhares. A sua visão nem sempre vai contribuir com os seus alunos.

Cisão com o ser humano dimensional.
A criança é um ser complexo, um emaranhado de dimensões, um ser multidimensional que se apresenta com um desafio novo a cada aula. A educação deve preparar-se para vislumbrar a diversidade de aspectos da formação da personalidade, raciocínio, sensibilidade, socialização, transcendência das dimensões humanas: técnica e político social. Devemos buscar o equilíbrio de dimensões.
Normalmente estudamos memorizando dados! Mas a racionalidade não é isso, é pensar sobre as coisas.

Objetivo maior = educar o ser humano dimensional.

Muitas vezes interpretamos tudo de maneira muito teórica.

Operador cognitivo - opera o sistema, dá complexidade
idéias princípios, mentes que incorporam na sua cisão tem que mudar o cotidiano ,não é uma síntese
Razão x Sentimento - está separado

Operador dialógico - juntar, entrelaçar coisas que acumulam
somos causa e efeito/ a causa que produz o efeito que produz a causa

Operado recursivo - recursividade - uma causa A gera a B

Operador hologramático - princípio, operador, base. Não consegue desassociar a parte e o todo, a parte está no todo e o todo está na parte. Reconstrói o todo a partir de uma célula. Juntar coisas separadas, idéia de totalidade.

Razão - um complexo, mecanismo do cérebro que se traduz em um conjunto de regras. Existe no humano desde sempre.

Racionalismo - tudo na vida é guiado pela razão, tudo.

Racionalidade - leis , maximalização e minimalização dos novos e fins

Racionalização- a razão fecha em si, não quer saber de nenhum conteúdo.

Transdisciplinalidade - modo de atravessar as disciplinas, necessário em um pensamento complexo.

Religar o que foi desligado.Como fazer a união?

Um dos efeitos da divisão é a divisão das disciplinas.

O pensamento complexo, meta ponto de vista - de todos os conceitos.


O que saber da terra? Juntando os especialistas de cada seção onde cada um dá sua contribuição para este meta ponto de vista. Através de Jornadas temáticas - Discussão- convergindo para uma adição de conhecimentos


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