Marcadores
- Corpo e Movimento (21)
- Corpo e Movimento Trabalhos (11)
- Corpo e Movimento-Fichamento (5)
- Dança e Percussão brasileira (1)
- Didática (23)
- Didática e Iniciação à Regencia Coral (32)
- Didática-Relatos (15)
- Didática-Textos (7)
- metodologias para o ensino de música (32)
- Orff (2)
- Pesquisa sonora e improvisação (3)
- Psicologia (6)
domingo, 26 de junho de 2011
DATA DA AULA: 02/05
Edgar Morin - Fronteiras do Pensamento edição 2008
Dança para começar
Início com a dança Quebrando avelãs.
Dez minutos para pensar o que é planejamento para você. Como se explicando para um extra-terrestre.
Planejamento, organização para um objetivo por etapas.
"O conhecimento se constrói na socialização das diferenças, no confronto das diversidades. A classe não pode ser vista pelo professor como um amontoado de pessoas, muito menos como uma massa homogênea" Madalena Freire
É um instrumento metodológico, o planejamento vai organizar a ação concreta, procedimentos didáticos estratégicos. É errado fazer o planejamento do ano letivo, semestrais, sem dar uma única aula. Todas as nossas ações devem ser planejadas, pois estrutura o planejamento.
Vê para prevê, provar a prova.
O processo de ensino/aprendizagem
Intervenção, mediação, criação, envolvimento, dinamismo (aula verborrágica)
Quanto mais a pessoa é inexperiente/incipiente mais você tem que ser pedagogo. Ajuda a criar uma demanda.
Encaminhamentos: discussões, práticas, atividades. Estratégias para que o objetivo seja alcançado
Bate-bola: Sempre sai diferente do planejado
Devolução: esclarecimento do professor, fundamentos, fechamento (o professor não deu a devolutiva) esclarecimento pleno de descobertas. Limites da teia fundamentar. A construção demanda coisas em aberto (qualquer momento do processo didático onde você para e conclui algo). Fechamento de um ciclo. Esclarece como percebe a teoria levada a prática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário