terça-feira, 6 de dezembro de 2011

31 de outubro

Aula de jogos teatrais com Fernando Grecco

Viola Spolin
Viola Spolin
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viola Spolin
Nascimento Chicago 7 de novembro 1906

Morte 22 novembro 1994 - 86 anos
Los Angeles, California

Cidadania United States

Ocupação Professora, Autora
Viola Spolin ( /viˈoʊ.lə/ pronúncia semelhante à do português. Dicionário Cambridge Online 2011) (Chicago, 7 de novembro de 1906 Los Angeles, 22 de novembro de 1994) autora e diretora de teatro, é considerada por muitos como a avó norte-americana do teatro improvisacional.
Spolin sistematiza os Jogos Teatrais (Theater Games), metodologia de atuação e conhecimento da prática teatral, que está presente em todos os fundamentos da atual comédia norte-americana, inclusive no Stand-up comedy. Os jogos teatrais apresentam influências do cabaré alemão, e da commedia dell'arte (Los Angeles Times). Ela influenciou a primeira geração de artistas norte-americanos da arte da improvisação através do Compass Theater e do Second City, grupos teatrais de Chicago das décadas de 1950 e 1960.

Jogos teatrais
Spolin desenvolveu os jogos teatrais inspirada, entre outros, por Neva Boyd, importante educadora de Chicago, que desenvolveu seu trabalho a partir dos jogos recreativos praticados com as levas de imigrantes que chegaram, durante a grande depressão, na Hull House.
De certa forma Viola sistematiza a prática teatral a partir de princípios teatrais defendidos e praticados por Brecht e Stanislavsky, conforme explica Ingrid Koudela, introdutora e principal propagandista do sistema de jogos teatrais no Brasil.
Spolin é autora de um enorme número de textos para improvisação. Seu primeiro livro Improvisation for the Theatre (Northwestern University Press), traduzido por Ingrid Koudela e Eduardo Amos, publicado pela editora perspectiva, tornou-se o livro de referência do movimento de teatro improvisacional e de Jogos Teatrais. Todos os seus livros estão editados no Brasil, pela mesma editora.
Formação
Viola Spolin preparou-se inicialmente para ser uma assistente social trabalhando junto aos imigrantes de Chicago na Neva Boyd's Group Work School (Escola de Formação de Trabalho de Grupo de Neva Boyd), entre 1924-1927.
O trabalho inovador realizado por Boyd nas áreas de liderança, recreação e trabalho social, a partir da estrutura tradicional dos jogos, influenciaram fortemente Spolin.
Ao trabalhar como supervisora dramática (drama supervisor) para a seção de Chicago do Works Progress Administration's Recreational Project (WPA), entre 1939-1941, Spolin sente necessidade de desenvolver um sistema que facilitasse o treinamento teatral que pudesse cruzar as barreiras étnicas e culturais dentro do WPA.
No relato de Spolin, os ensinamentos de Boyd promoveram um treinamento extraordinário no uso de jogos, contação de histórias e danças folclóricas que puderam servir como ferramentas que estimulam a expressão criativa em crianças e adultos através da auto-descoberta e da experiência pessoal. [1]
Construindo os jogos teatrais a partir da experiência de Neva Boyd, Viola respondeu pelo desenvolvimento de novos tipos de jogos que focam na criatividade individual, adaptando e focando o conceito de jogo como chave para abrir a capacidade de auto-expressão criativa. Estas técnicas foram mais tarde formalizadas sob o nome de Jogos Teatrais ou Theater Games.
O Nascimento do Teatro Improvisacional nos Estados Unidos
Em 1946 Spolin fundou a Young Actors Company (Companhia dos Jovens Atores) em Hollywood. Crianças a partir de seis anos de idade foram treinadas pelo, ainda em desenvolvimento, sistema de Jogos Teatrais' para sua produções artísticas. Esta companhia existiu até 1955, quando Spolin retorna a Chicago para dirigir o Playwright's Theater Club (Clube Teatral de Dramaturgos) e, depois, a conduzir ensaios de jogos com o Compass Theater (Teatro da Bússola), a primeira companhia profissional de teatro improvisacional.
O Compass Theater torna-se uma das principais companhias de teatro na América do Norte. Começa num pequeno teatro perto da Universidade de Chicago no verão de 1955, iniciando uma nova forma de comédia, chamada o teatro improvisacional.
De 1960 a 1965, ainda em Chicago, Viola trabalhou com o seu filho o diretor teatral Paul Sills como preparadora de sua companhia o The Second City e continuou a desenvolver e ensinar a sua teoria dos Jogos Teatrais. Publica seu primeiro livro em 1963 Improvisation for the Theater [2], constituído, na primeira edição por duzentos e vinte jogos e exercícios teatrais.
Este livro torna-se uma referência clássica para professores de interpretação e educadores. Em 1965 ela funda o Game Theater (Jogo Teatral) em Chicago, novamente trabalhando com Sills. Este teatro propõe-se a ter a platéia trabalhando diretamente nos jogos, eliminando efetivamente a separação convencional entre atores e espectadores que apenas o observavam. Este experimento conseguiu um sucesso limitado, fechando após alguns meses.
Últimos anos
Nos anos de 1970 e 1971 Spolin foi consultora para a companhia Story Theater (Teatro História) de Paul Sills em Los Angeles, Nova York e na televisão, assim como ajudou na preparação da série de televisão Friends and Lovers e apareceu no filme de Paul Mazursky Alex in Wonderland (MGM 1970)
Em novembro de 1975, com a publicação de Theater Game File (O Fichário de Viola Spolin) tornou sua metodologia particular de prática e ensino de teatro mais prática para os professores da arte do teatro.
Em 1976 ela fundou o Spolin Theater Game Center (Centro de Jogos Teatrais) em Hollywood, atuando como diretora artística. Em 1979 ela foi agraciada com um título de Doutora Honoris Causa pela Eastern Michigan University e, até o ano de 1990 ela continuou a ensinar em seu Centro. Em 1985 seu novo livro Theater Games for Rehearsal: A Director's Handbook (Jogos Teatrais no livro do diretor) foi publicado. As publicações em inglês, posteriores a sua morte tem recebido revisões de seu filho Paul Sills.







Pulamos corda imaginário, os casais nas cadeira roda com objetos passando simultaneamente, cavaleiros da Europa,várias atividades e dinâmicas visando o trabalho em grupo.

o jogo, a comunicação.

Além de reforçar a idéia do coletivo da comunicação, do jogo, do palco, da expressão, me fez relembrar a minha trajetória no Teatro, desde da época da faculdade ou melhor quando fiz curso profissionalizante ou ainda da época do Teatro da escola. Foi pura nostalgia e principalmente de correlação do Teatro com a Música. Eu apesar de ter estudado abrangetemente essas questões, relembrei e reaplicarei em tudo.

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