As partes práticas se aglomeram a partes teóricas.
Foi passado o cronograma da disciplinas, pedagogia ativa da primeira geração e segunda geração.
Métodos tradicionais em Educação
Princípios.
1. Simplicidade, análise e progressividade.
Exemplo do globo/alinhando o complexo com simples.
2. Formalismo
Conhecemos bem
O Papel aceita qualquer coisa .
Planejamentos antes de conhecer nossos alunos?? Como?
Não é precisamente ancorado pela realidade.
3. Memorização
grande crítico foi Paulo freire:
Paulo Freire

Nota: Para outros significados, veja Paulo Freire (desambiguação).
Paulo Freire
Nome completo Paulo Reglus Neves Freire
Nascimento 19 de Setembro de 1921
Recife, Pernambuco
Morte 2 de maio de 1997 (75 anos)
São Paulo
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Educador
Escola/tradição Marxista
Principais interesses Educação
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial[1], tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
A Memoria ocorre sem intenção de forma, alinhamento e automática/ vários tipos de autoritarismo.
Dados históricos
criação não agrega muito.
Engessamento é ruim
Memorização Cega
A Cegeira é necessária?
Em alguns momentos em alguns tópicos.
Disciplinação automática
Não se tinha a ideia de uma escola para o crescimento da criança/ criação.
e sim uma ideia de opressão/ punição. A sociedade corrompe o homem vem de um momento histórico que a criança não tem vez.
A criança nem sempre se interessa.
4. Autoritarismo
Sistema de emulação- Espontâneo
faz algo e quer ser valorizado. quer reconhecimento por algo que faz ou consegue fazer.
5 Emulação
6 Intuição
Procedimento - aprender a partir de materiais concretos.
7 Mecanismo psicológico
Aprendizagem concreta, um pensar mais elaborado. o aluno não é convidado a se expor sobre o que pensa disso.
" Você só conhece o mundo com a experimentação sensivel."
Metódos ativos em educação.
Alguns equívocos: jogos sem se preocupar com o contexto, o aluno pode brincar, mas precisa haver uma evolução. O que estudamos? (Devolutiva)
O movimento não te garante a experiência, sem reflexão , não garante o método ativo.

Princípios dos métodos ativos
Caracteristicas compartilhadas com os métodos novos (pedagogia nova)
A escola deve se adaptar as crianças.
É Frisado nas teorias que o experimento se dá num grupo.
Dalcrozze
Cronologicamente é o primeiro pedagogo ativo.
estudou com grandes compositores.
Professor do conservatório de Genebra. Fazia teatro e estudava música.
Falta de musicalidade dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário