
inicio com aquecimento vocal, glissandos, desenhos com a voz.
kodaly desenho com as mãos.

Zoltán Kodály
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zoltán Kodály
Nascimento 16 de Dezembro de 1882
Kecskemét
Hungria
Morte 6 de março de 1967 (84 anos)
Budapeste, Hungria
Ocupação compositor, etnomusicólogo, educador, linguista, filósofo
Zoltán Kodály (em húngaro Kodály Zoltán, AFI: [ˈkodaːj ˈzoltaːn]; Kecskemét, 16 de Dezembro de 1882 - Budapeste, 6 de Março de 1967) foi um compositor, etnomusicólogo, educador, linguista e filósofo da Hungria.
Kodály foi um dos mais destacados músicos húngaros de todos os tempos. O seu estilo musical atravessou num estádio inicial uma fase pós-romântica vienense e evoluiu para um período de mistura de folclore e complexas harmonias, num estilo partilhado com Béla Bartók. Estudou em Galánta, cidade a que dedicou as suas conhecidas Danças, e em Nagyszombat. Depois, em Budapeste, foi aluno na Academia de música Franz Liszt, onde estudou com Hans von Koessler. Em 1906, depois de terminado o curso de letras, fez uma viagem de estudo a Berlim. Começou nesse ano a investigar sobre o folclore húngaro, tarefa essa que contaria com o apoio posterior de Bartók.[1]
BiografiaKodály compôs durante toda a sua vida. Chegou a recolher mais de 100.000 canções, peças, trechos e melodias populares húngaras, as quais aplicava nas suas composições com singular perfeição técnica. Em 1907 passa a leccionar na Academia Ferenc Liszt, onde dá aulas de composição. Dessa época são as suas produções de dois quartetos de cordas (op.2, 1909 e op.10, 1917 respectivamente), uma sonata para violoncelo e piano (op.4, 1910) uma sonata para violoncelo (op. 8, 1915), e um duo para violino e violoncelo (op.7, 1914). Todos estes trabalhos são de grande originalidade de forma e conteúdo, misturas de grande interesse da mestria ocidental da tradição da composição clássica, romântica, impressionista e modernista com o profundo conhecimento e respeito pelas tradições folclóricas húngaras, eslovacas, búlgaras, albanesas e de outros países do leste europeu.
Devido à Primeira Guerra Mundial e às consequentes mudanças geopolíticas na região, e também devido a uma certa timidez pessoal, só em 1923, com a obra Psalmus Hungaricus estreado no concerto de celebração do 50º aniversário da união de Buda e Pest, Kodály atinge uma consagração definitiva e fama mundial. Pouco antes (1919) tinha sido nomeado Subdirector da Academia Húngara de Música, ao que mais tarde juntou outros títulos e nomeações:
Membro da Academia Húngara de Ciências (1945)
Presidente da Comissão de Musicologia (1951)
Presidente do International Folk Music Council (1951)
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford (1960)
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berlim-Leste (1964)
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Toronto (1966)
Membro Honorário da Academia das Artes e das Ciências dos E.U.A. (1963)
Presidente honorário da International Society for Music Education
Enquanto pedagogo, o seu nome é associado método Kodály, que revolucionou o sistema de aprendizagem musical até então em vigor, e que é na actualidade muito aplicado em escolas de música. No entanto, não foi o autor isolado dos princípios directores do método: a sua filosofia da educação serviu de inspiração aos seus discípulos que colectivamente compilaram e desenvolveram o método ao longo dos anos[2]
Permaneceu em Budapeste durante a Segunda Guerra Mundial, algo que os húngaros sempre viram como sinal de amor patriótico. Faleceu como herói nacional, respeitado na Hungria e internacionalmente.
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Villa lobos foi influenciado pelo kodaly
Heitor Villa-Lobos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro.[1]
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.
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1904
Período rico musicalmente pedagogias ativas.
O aluno é ativo
É difícil avaliar o quando isso foi "novo" na época o processo de educação revolucionário. deve ser através do aluno
"APRENDIZ DE FEITICEIRO"
Durante suas pesquisas apartir de 1905- O objetivo foi colher os
Adquirir duas certezas que o conhecimento passa pelo flitro dop seu pais
e a musica pertença a todos e não só a um a partir da elite.
Uma verdadeira cultura musical deve começar desde o maternal.
Todos devem poder amar e apreciar a musica.
A educação musical passa necessariamente por um instrumento, proposta 100% vocal.
Aula 2
H.J Koelheutter (1915- 2005)
Cada educador estudado deve ser aplicado na ótica brasileira.
Pensando em portfólio:
Por que?
Alfa e ômega, principio e fim da ciência e da arte.
Para cada coisa que se faz: Não acredite em nada, a palavra por que é uma universidade
Essencial!
A função da musica e do artista criador é clarificar as grandes idéias e teorias filosóficas e cultivar a sociedade onde vive.
Bola
Multidimensionalidade da bola
Ela pode ser olhada de qualquer lugar, as mesmas palavra podem ser interpretadas por uma perspectiva e por outra.
Sete saberes
Ensinar as incertezas
Educação musical é educação
Composição por campos, improvisação é no compasso instantâneo, modelos com a consigna muito clara, áudio análise da musica contemporânea.
Busca do novo. Improvisação- ferramenta essencial
"Prefiro andar de ônibus pois eram horas de leitura" K.
Princípios metodológicos essenciais
O ensino pré-figurativo.
O processo criativo presente de um modelo?
Não ensinamos nada, fazemos os alunos irem por sí próprio.
Está antes da figura, antes da imagem. O escultor está sempre a frente de um bloco de pedra.
Percepção do fluxo/ Fluência
A importância da relação inter-humana
Em busca da expressividade
Formas de discutir as relações humanas.
Personalidade do jovem
Desrespeitar e observar atividades essenciais
Arracional vai além da racionalidade.
Curta no canal Brasil sobre K. regendo um órgão
"nesse tempo futuro, tudo será arte" Piet Mondrian
Musica transparente (Musico vivo)- representante dessa ideologia
"Eu aprendo com os alunos" K.
Bola:
Uma partitura escrita do K. fez do fazer criativo o laboratório de criação de algarismos e idéias (VIDEO: Ensaio e não- Sérgio Vila Franca)
Técnica de composição musical
"O conhecimento musical é emocionante, precisamos criar pacto com o grupo e a instituição, criando uma expectativa artística ímpar.¨"
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