domingo, 4 de setembro de 2011

Machaut

Guillaume de Machaut (1300-1377)


Na transposição musical de Machaut a distensão melismática se torna isomórfica com o tema da recorrência entre começo e fim, fim e começo. Mas o tratamento icônico-musical que lhe dá Machaut vai ainda mais longe. Ele cria com as três vozes uma espécie de cânon em espelho: na parte superior as linhas melódicas são uma o contrário da outra, invertendo as mesmas notas, do começo ao fim, enquanto na terceira voz — o contratenor — a melodia reverte sobre si própria a partir da metade da composição. Esse engenhoso compósito inter e intra-especular acaba por estruturar um todo harmônico e contrapontístico de extraordinária beleza. O texto, que se autodescreve, menciona, talvez pela primeira vez, segundo Reaney, a expressão “retrogradar”, hoje incorporada à terminologia musical.

MA FIN EST MON COMMENCEMENT

Ma fin est mon commencement

Et mon commencement ma fin.

Est teneüre vraiement

Ma fin est mon commencement.

Mes tiers chans trois fois seulement

Se retrograde et einsi fin.

Ma fin est mon commencement

Et mon commencement ma fin.



MEU FIM ESTÁ NO MEU COMEÇO

Meu fim está no meu começo

E meu começo no meu fim.

Outro destino não conheço

Meu fim está no meu começo.

A canção três vezes do avesso

Se retrograda e acaba assim.

Meu fim está no meu começo

E meu começo no meu fim.



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